Diz a Lenda

Diz a Lenda

“Olho pra vossa excelência

E me dá até gastura.

Porque não tem compostura,

Nem respeito, nem decência.

Verdadeira excrescência,

Não cumpre o que é prometido,

Volta e meia anda metido

Em tudo que é obscuro

Por isso estou bem seguro:

Vossa Excelência é bandido!”

Diz a lenda que em algum país distante esse verso mudou a história…

DIZ A LENDA é um curta-metragem ficcional, com uma pitada de humor nonsense do diretor, que traz como base um desafio de cordel ácido, bem humorado e por demais realista (apesar de se passar em um país fictício). O filme transcorre durante um evento repleto de autoridades, onde uma dupla de cantadores é contratada para se apresentar, mostrando um pouco da arte do repente. Durante esse “desafio” os repentistas vão tecendo um panorama da realidade gananciosa pelo poder que nada agrada às autoridades presentes e deixa todos os convidados perplexos e indignados.

DIZ A LENDA é um retalho bem humorado do que vemos todos os dias acontecendo nos gabinetes e reuniões dos magistrados em qualquer país por onde andamos. Ele nos faz refletir sobre o momento que vivemos e nos incita a nos colocarmos no lugar dos repentistas para que também possamos cantar (falar) tudo que pensamos sobre a realidade dos políticos do nosso país.

DIZ A LENDA foi baseado no cordel “Cantoria de Excelência”, escrito por Marcos Mairton e adaptado para o cinema com roteiro e direção de Marcio Del Picchia. Sobre o autor do cordel que inspirou o filme: MARCOS MAIRTON da Silva, nascido em Fortaleza/CE, é autor de dezenas de contos e crônicas, além de transitar pela Literatura de Cordel e composição de canções. É membro fundador da Academia Quixadaense de Letras – AQL, onde ocupa a cadeira de número 17. Sua formação acadêmica é em Direito, sendo Bacharel pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará – UFC, e MBA em Gestão do Poder Judiciário, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Juiz Federal desde abril de 2001, antes foi Advogado, Procurador do Banco Central e Advogado da União.

Sobre a DEL PICCHIA FILMES: DEL PICCHIA FILMES é uma produtora de cinema sediada na cidade de São Paulo/SP. Criada no início de 2010 com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento do cinema no Brasil, é focada, atualmente, na produção de filmes de curta-metragem relacionados à cultura, costumes e arte brasileira, navegando entre o erudito e o popular. A Del Picchia Filmes produziu 15 filmes curtas-metragens, ente eles: Anachronique (2011) e Véspera de Natal (2014), ambos com a direção de Mario Masetti; e Sonetos do Sertão (2014), com roteiro e direção de Marcio Del Picchia, que ganhou o prêmio Lapa Boêmia de Melhor Curta Nacional eleito pelo juri popular na 4ª Edição do Cine Curtas Lapa Festival.

<< voltar